Conheça o VOZES

Vozes de Mestres é uma rede de encontros continuados, em âmbito nacional e internacional, que vem se ampliando desde 2008 e ganhando espaço no cenário da valorização da cultura popular brasileira e mundial. Em dezembro de 2013 acontecerá em Belo Horizonte a 4ª edição do encontro, que terá como tema central as Religiões afro-indígenas brasileiras.  O Vozes de Mestres 2013, que terá como homenageado o músico Dércio Marques, contará com apresentações de artistas nacionais e internacionais, oficinas, mesas redondas, espetáculos de teatro e circo, seminário de reinado, entre outras atividades.


A rede de encontros das culturas populares “Vozes de Mestres” teve sua primeira edição em 2008, em Belo Horizonte, no Centro Cultural Lagoa do Nado, que foi palco de uma intensa e diversificada programação, reunindo um público de cerca de 14 mil pessoas que prestigiaram artistas e mestres de diferentes partes do Brasil e do mundo, como o mestre Nelson da Rabeca, de Alagoas e a cantora chilena Tita Parra, do Chile.

A segunda edição do encontro, em 2009, aconteceu junto ao Festival de Inverno de Ouro Branco, e no mesmo ano o encontro teve suas terceira edição, de caráter itinerante, percorrendo as cidades de São Luís/MA, Joinville/SC, Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Natal/RN e Belém/PA. Em 2009, o “Vozes de Mestres” envolveu um público de cerca de 50 mil pessoas e contou com a participação de nomes como Ariano Suassuna, Elba Ramalho, Almir Sater, Dominguinhos, Pereira da Viola, Egberto Gismonti, Déa Trancoso, além de mestres e grupos da cultura popular tradicional brasileira.

Nos anos seguintes, outras ações integraram à rede Vozes de Mestres, como o projeto “Raízes de Pai Arthur”, Contagem/MG, em 2010, o I Seminário de Congado de Contagem, em 2011 e a participação do grupo Meninas de Sinhá no Brave Festival, na Polônia, em 2012.

Em 2013, Belo Horizonte voltará a receber esse importante encontro entre artistas, mestres e grupos da cultura popular tradicional com seus públicos, contando com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o patrocínio da Petrobrás, entre outras parcerias. Estima-se um público de cerca de 15 mil pessoas durante a semana do encontro.


Dar Voz aos Mestres

INTERCÂMBIO entre mestres, artistas, grupos, comunidades tradicionais, pesquisadores e estudiosos da CULTURA POPULAR  no Brasil e no Mundo.
                      
*reconhecimento e valorização das nossas raízes culturais
*apresentações de grupos de cultura popular
*shows de artistas nacionais e internacionais
*vivências e oficinas com mestres e artistas
*mesas redondas
*exposições & feiras
*cantinho da criança
*seminário sobre o congado de belo horizonte e outras intervenções urbanas como cortejos, celebrações culturais, Happenings e flashmobs.

RECONHECIMENTO: o encontro cria um espaço para a integração entre o popular tradicional e o contemporâneo, promovendo a valorização dos mestres e agentes da cultura popular.

VISIBILIDADE: o Vozes de Mestres pretende ocupar espaço de destaque nas mídias tradicionais e alternativas. Participação de artistas no cenário mundial em companhia dos fazedores de cultura popular, colocando em evidência o fato de que esses fazedores são a principal fonte de inspiração de muitos artistas consagrados.
INFORMAÇÃO: Articulações e debates que tem como foco o embasamento e a proposição de políticas públicas voltadas para as culturas populares e os mestres, a educação e a sustentabilidade.

INOVAÇÃO: mestres e grupos tradicionais, interagindo com os novos fazedores de Cultura Popular. Além de formas alternativas de comunicação como arte-educação, comunicação colaborativa, intervenções urbanas e cortejos.

RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL desde a primeira edição todos os materiais gráficos são feitos de material reciclado, assim como o cenário e materiais de algumas oficinas. As atividades de edu-comunicação também possuem enfoques ambientais e sociais.

Local de Realização:

FUNARTE (Fundação Nacional das Artes)
BELO HORIZONTE (MG)


DURAÇÃO: 7 dias de atividades

Objetivos: 

CRIAR SUBSÍDIOS para que os grupos se fortaleçam e tenham autonomia de atuação na área cultural.
   
FORTALECER AS MANIFESTAÇÕES tradicionais da cultura popular, divulgando-as e valorizando-as no cenário cultural.

PROMOVER O ENCONTRO entre manifestações tradicionais populares, artistas contemporâneos e o grande público.

POTENCIALIZAR a grande rede de fazedores e protagonistas das culturas populares tradicionais, fortalecendo o setor.

CONSTRUIR conhecimento cultural por meio das trocas e do diálogo.

PROPOR reflexão coletiva sobre a preservação e o reconhecimento das nossas raízes culturais

DAR ACESSO à população de todas as camadas sociais e faixas etárias a um conteúdo cultural rico e diversificado.

PROMOVER A INTERAÇÃO entre artistas e público. Proximidade e naturalidade. Mesas-redondas de discussão abertas, palcos baixos, apresentações em espaços públicos e atividades em locais de circulação pública.

Público Esperado:

Aproximadamente 15.000 mil em Belo Horizonte.

Público diverso: crianças, jovens, adultos e idosos, mestres, artistas, estudantes, pesquisadores, estudiosos, grupos, profissionais da área cultural, turistas e a comunidade local.            

COMUNICAÇÃO ONLINE INTERATIVA E COLABORATIVA
 www.vozesdemestres.com

Portal Online onde as pessoas de todo o mundo podem se integrar com a Rede Vozes de Mestres.

Imaginautas_Rede ArteEduComunincAtiva!
www.workshopsimaginautas.blogspot.com

A oficina de artecomunicação “Imaginautas” consiste em uma metodologia para o desenvolvimento da linguagem fotográfica e usabilidade de tecnologia de imagem e comunicação acessível e redes sociais, com o intuito de preparar colaboradores para atuarem como protagonistas na Comunicação Colaborativa do Encontro.

Fóruns de discussão, grupos, blogs com novidades, divulgação de eventos, postagem de fotos e vídeos e muito mais.



Nenhum comentário: