A rede de encontros das culturas populares “Vozes
de Mestres” teve sua primeira edição em 2008, em Belo Horizonte, no Centro
Cultural Lagoa do Nado, que foi palco de uma intensa e diversificada
programação, reunindo um público de cerca de 14 mil pessoas que prestigiaram
artistas e mestres de diferentes partes do Brasil e do mundo, como o mestre
Nelson da Rabeca, de Alagoas e a cantora chilena Tita Parra, do Chile.
A segunda edição do encontro, em 2009, aconteceu
junto ao Festival de Inverno de Ouro Branco, e no mesmo ano o encontro teve
suas terceira edição, de caráter itinerante, percorrendo as cidades de São
Luís/MA, Joinville/SC, Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR,
Goiânia/GO, Natal/RN e Belém/PA. Em 2009, o “Vozes de Mestres” envolveu um
público de cerca de 50 mil pessoas e contou com a participação de nomes como
Ariano Suassuna, Elba Ramalho, Almir Sater, Dominguinhos, Pereira da Viola,
Egberto Gismonti, Déa Trancoso, além de mestres e grupos da cultura popular
tradicional brasileira.
Nos anos seguintes, outras ações integraram à
rede Vozes de Mestres, como o projeto “Raízes de Pai Arthur”, Contagem/MG, em
2010, o I Seminário de Congado de Contagem, em 2011 e a participação do grupo
Meninas de Sinhá no Brave Festival, na Polônia, em 2012.
Em 2013, Belo Horizonte voltará a receber esse importante encontro entre artistas, mestres
e grupos da cultura popular tradicional com seus públicos, contando com o
incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o patrocínio
da Petrobrás, entre outras parcerias. Estima-se um público de cerca de 15 mil
pessoas durante a semana do encontro.
Dar Voz aos Mestres
INTERCÂMBIO entre mestres, artistas, grupos, comunidades tradicionais, pesquisadores e estudiosos da CULTURA POPULAR no Brasil e no Mundo.
*reconhecimento e valorização das nossas raízes culturais
*apresentações de grupos de cultura popular
*shows de artistas nacionais e internacionais
*vivências e oficinas com mestres e artistas
*mesas redondas
*exposições & feiras
*cantinho da criança
*seminário sobre o congado de belo horizonte e outras intervenções urbanas como cortejos, celebrações culturais, Happenings e flashmobs.
RECONHECIMENTO: o encontro cria um espaço para a integração entre o popular tradicional e o contemporâneo, promovendo a valorização dos mestres e agentes da cultura popular.
VISIBILIDADE: o Vozes de Mestres pretende ocupar espaço de destaque nas mídias tradicionais e alternativas. Participação de artistas no cenário mundial em companhia dos fazedores de cultura popular, colocando em evidência o fato de que esses fazedores são a principal fonte de inspiração de muitos artistas consagrados.
INFORMAÇÃO: Articulações e debates que tem como foco o embasamento e a proposição de políticas públicas voltadas para as culturas populares e os mestres, a educação e a sustentabilidade.
INOVAÇÃO: mestres e grupos tradicionais, interagindo com os novos fazedores de Cultura Popular. Além de formas alternativas de comunicação como arte-educação, comunicação colaborativa, intervenções urbanas e cortejos.
RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL desde a primeira edição todos os materiais gráficos são feitos de material reciclado, assim como o cenário e materiais de algumas oficinas. As atividades de edu-comunicação também possuem enfoques ambientais e sociais.
Local de Realização:
FUNARTE (Fundação Nacional das Artes)
BELO HORIZONTE (MG)
DURAÇÃO: 7 dias de atividades
Objetivos:
CRIAR SUBSÍDIOS para que os grupos se fortaleçam e tenham autonomia de atuação na área cultural.
FORTALECER AS MANIFESTAÇÕES tradicionais da cultura popular, divulgando-as e valorizando-as no cenário cultural.
PROMOVER O ENCONTRO entre manifestações tradicionais populares, artistas contemporâneos e o grande público.
POTENCIALIZAR a grande rede de fazedores e protagonistas das culturas populares tradicionais, fortalecendo o setor.
CONSTRUIR conhecimento cultural por meio das trocas e do diálogo.
PROPOR reflexão coletiva sobre a preservação e o reconhecimento das nossas raízes culturais
DAR ACESSO à população de todas as camadas sociais e faixas etárias a um conteúdo cultural rico e diversificado.
PROMOVER A INTERAÇÃO entre artistas e público. Proximidade e naturalidade. Mesas-redondas de discussão abertas, palcos baixos, apresentações em espaços públicos e atividades em locais de circulação pública.
Público Esperado:
Aproximadamente 15.000 mil em Belo Horizonte.
Público diverso: crianças, jovens, adultos e idosos, mestres, artistas, estudantes, pesquisadores, estudiosos, grupos, profissionais da área cultural, turistas e a comunidade local.
COMUNICAÇÃO ONLINE INTERATIVA E COLABORATIVA
www.vozesdemestres.com
Portal Online onde as pessoas de todo o mundo podem se integrar com a Rede Vozes de Mestres.
Imaginautas_Rede ArteEduComunincAtiva!
www.workshopsimaginautas.blogspot.com
A oficina de artecomunicação “Imaginautas” consiste em uma metodologia para o desenvolvimento da linguagem fotográfica e usabilidade de tecnologia de imagem e comunicação acessível e redes sociais, com o intuito de preparar colaboradores para atuarem como protagonistas na Comunicação Colaborativa do Encontro.
Fóruns de discussão, grupos, blogs com novidades, divulgação de eventos, postagem de fotos e vídeos e muito mais.
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