Histórico





2008
PRIMEIRA EDIÇÃO/BELO HORIZONTE/MG
A primeira edição do Vozes de Mestres foi realizada em Belo Horizonte, no Parque Fazenda Lagoa do Nado. O encontro homenageou Zé Coco do Riachão, um dos mais geniais músicos brasileiros, chamado por uma equipe de TV alemã de “o Beethoven do sertão”, falecido em 1998. Um dos cenários mais bonitos e significativos da cidade, o Parque Ecológico Lagoa do Nado, foi palco de intensa e diversa programação, recebendo cerca de 15 mil pessoas. De mestre Nelson da Rabeca, de Alagoas, a Pedro Mestre, do Alentejo/Portugal, mostrando a história da viola campaniça, passando pela Banda de Pífanos de Bendegó, da Bahia. As oficinas oferecidas contemplaram os tambores colombianos, as vestimentas e as bandeiras religiosas do congado mineiro, as danças tradicionais como o catira, entre outras. Patrocínio Vivo/Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Confira o site da primeira edição do Vozes de Mestres.

2009
SEGUNDA EDIÇÃO/OURO BRANCO/MG – A segunda edição do Vozes de Mestres aconteceu em 2009, tendo como homenageado Humberto de Maracanã, mestre da cultura popular do Maranhão, ligado ao BOI DO MARACANÃ, uma das ilhas de São Luís. O encontro aconteceu no município de Ouro Branco/MG, junto ao tradicional Festival de Inverno e contou com a presença de importantes artistas e mestres como Dércio Marques, João Bá e Lenine. A segunda edição do Vozes de Mestres contou com patrocínio da Vivo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
TERCEIRA EDIÇÃO – ITINERANTE
No mesmo ano, o Vozes de Mestres teve uma edição itinerante, passando pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Belém, Natal, São Luís e Goiânia. Entre as inúmeras ações, destaca-se o seminário “Brasil, quem somos nós?”, com as presenças de grandes nomes da cultura popular brasileira: Ariano Suassuna, Leonildo Pereira, Pena Branca, Dércio Marques, Dona Onete, Humberto de Maracanã, Pai Euclides, Egberto Gismonti, Gentil do Orocongo, Deífilo Gurgel, entre outros. A terceira edição do Vozes de Mestres contou com patrocínio do Banco do Brasil (CCBB Itinerante), por meio da Lei Rouanet.



- Curitiba/PR: Participação do escritor Ariano Suassuna, interagindo com Seu Martinho e Leonildo Pereira - mestres locais - muitas vezes desconhecidos entre os próprios curitibanos. 772 pessoas participativas estiveram presentes.
- O grupo mineiro de cantigas de roda Meninas de Sinhá (MG) realizou show de abertura de Elba Ramalho para mais de 2.000 pessoas.
- Os mestres Gentil do Orocongo (SC), Seu Nelson Jacó (MG) e Pena Branca (MG) estiveram o VOZES DE MESTRES como uma de suas últimas participações. Faleceram entre 2009 e início de 2010.
 Deixaram sua memória marcada em cada um dos que ouviram suas expressões.
- O professor Deífilo Gurgel, maior folclorista vivo do Brasil, surpreendeu o público na mesa-redonda em Natal, com humor, irreverência e inteligência.(RN).

“A gente só respeita o que conhece. É nisso que se deve investir. Nas oportunidades de gerar conhecimento sobre Brasil para os brasileiros». Mestre Getúlio - pescador e músico – presente na mesa-redonda do III Vozes de Mestres.

"O progresso chegou, mas o terno de reis diminuiu". Mestre Gentil do Orocongo  “in memorian”– luthier e músico presente em mesa-redonda do III Vozes de Mestres.

“Agora será diferente. Nunca imaginei que fosse difícil assim a realidade e ao mesmo tempo a beleza da Cultura Popular”. 
Professora presente em mesa redonda falou que propagaria entre seus alunos os fazedores e suas culturas



2010
PARCERIA NA REALIZAÇÃO DO PROJETO RAÍZES DE PAI ARTHUR – CONTAGEM/MG
Em 2010, o Vozes de Mestres amplia a rede de encontros continuados, apoiando a realização do projeto Raízes de Pai Arthur. O projeto desenvolveu as oficinas: Canto, Construção de Tambores e Instrumentos Musicais, Danças Tradicionais, Vestimentas de Congado, Percussão, Culinária Típica e Oficina de Informática. Além da Confecção e impressão de cartilhas com os temas: A Hierarquia do Congado, A Culinária da Comunidade dos Arturos e as Festas Tradicionais do Congado dos Arturos.

2011
PARCERIA NA REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE O CONGADO DE CONTAGEM/MG
Outra ação da rede Vozes de Mestres aconteceu em 2011: o I Seminário sobre o Congado de Contagem, que teve como principal objetivo a troca de informações, a interação e o debate para subsidiar os relatórios como parte de uma cartilha com proposições para a criação de políticas públicas para as culturas populares brasileiras. O projeto contou com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

2012
APOIO A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO MENINAS SE SINHÁ NO BRAVE FESTIVAL/POLÔNIA
Em 2012, a rede Vozes de Mestres levou o grupo Meninas de Sinhá, de Belo Horizonte/MG, ao Brave Festival, na Polônia, onde as “jovens senhoras” integrantes do grupo realizaram show, participaram de cortejo e de mesa redonda, além de importantes vivências com outros mestres ao redor do mundo.





Nenhum comentário: